quarta-feira, 17 de junho de 2009

O homem precisa ser educado. (Filosofia)

Baseado na leitura do texto sobre a pedagogia do autor Immanuel Kant, por sianl muito interessante e de agradável leitura, ratifiquei a importância que a educação possui para os seres humanos.
Segundo o autor o homem precisa formar por si mesmo o projeto de sua conduta, por não possuir capacidade imediata outros devem fazê-lo por ele, segundo a minha concepção cabe estas tarefa aos educadores aos próprios pais dos discentes. A educação disciplina o homem e o impede de desviar-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, ou seja, a educação transforma a animalidade em humanidade, submetendo o homem as leis da humanidade e a sentir as próprias leis, sendo que isso deve acontecer bem cedo para que não sigam seus caprichos e apenas sua vontade durante a juventude, pois se agirem desta forma mais tarde lhes surgirão obstáculos de todas as partes e golpes de todos os lados.
Ainda segundo o texto o homem precisa de formação, porque ele não pode tornar-se homem senão pela educação, pois um homem sem cultura, sem educação é um homem bruto, um selvagem.
Assim como o autor acredito também que a educação é uma arte que precisa ser aperfeiçoada por várias gerações, transmitindo experiência de uma geração para outra, sendo que através da educação o homem deve ser: Disciplinado, culto, prudente e possuir moralidade
Este texto é muito interessante e além de ratificar a importância que a educação possui para os seres humanos, evidencia a importancia do ser humano receber orientações quanto o que é certo(caminho do bem) ou não para cada pessoa possa traçar seu caminho.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Valorização da identidade Étnica

Baseado na leitura do texto “Os índios no Brasil: quem são e quantos são” escrito pelo representante do povo Baniwa, Gersen dos Santos Luciano, tomei conhecimento de diversos aspectos relevantes sobre: índios x povos indígenas/ generalização x identidades étnicas, através do que ele mesmo como índio relata.
Conforme o texto, segundo o meu entendimento, os índios estão desenvolvendo através das políticas públicas específicas, e a partir do surgimento de movimentos indígenas a recente e crescente valorização das suas culturas, costumes, possibilitando assim o orgulho e a valorização da sua identidade étnica. Através da percepção de que é fundamental aceitar e promover a sua identidade, pois aqueles povos que resistem à aceitação de sua identidade étnica podem tornar-se pessoas sem valor, como o texto relata os “Zé ninguém”, passando assim a serem menosprezados e discriminados, não sendo considerados desta pertencentes a nenhuma etnia, muitos índios que omitiam ou negavam a sua descendência passaram a resgatar e recuperar seus costumes, sua cultura, e passaram a sentir orgulho de pertencerem a esta civilização.
O reconhecimento da cidadania e a valorização das culturas indígenas possibilitaram uma nova consciência étnica, ser índio transformou-se em sinônimo de orgulho, pois estes representam uma expressão sociocultural importante do país, deixando de serem forçados de abdicar suas culturas, tradições, valores. Esta reviravolta histórica assegura os seus direitos e a valorização de suas origens, proporcionando assim uma posição igualitária de todos, assim como os afro-descendentes, os japoneses, os italianos, etc. Apesar de cada povo possuir a sua singularidade, todos fizem parte deste país chamado Brasil, que é formado pela diversidade étnica e cultural.