terça-feira, 27 de novembro de 2007

Seminário Integrador

O filme "doze homens e uma sentença" é muito interessante. Ele contribuiu para a minha formação profissional, como educador: atuante, crítico e reflexivo sobre a minha prática.
Como ficou claro, as evidências podem facilitar um julgamento ou podem causar mais incertezas. Portanto cabe a nós analisarmos minuciosamente o que nos parece ser evidente e discutir. Também devemos formular argumentos, quando necessário, porque um bom argumento faz com que as evidências percam a credibilidade.
O filme permite uma reflexão, pois devemos nos cercar de perguntas e deixar de lado idéias pré-concebidas, sendo assim não devemos nos precipitar quanto as decisões para não cometermos injustiças

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Fabilso,

Como esta atividade contribuiu para a tua prática? Em que situações acreditas que é importante saber argumentar? Poderias trazer mais elementos? evidências??
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Fabilso.Farias disse...

Esta atividade contribuiu de forma significativa, porque trouxe elementos que possuem relação com o meu contexto escolar. Como educadores devemos estar abertos as diferenças apresentadas pelos alunos, olhando de forma diferenciada, pois eles são seres únicos. Assim poderemos interpretá-los e orientá-los, através de diálogo e argumentos convincentes.
Também não devemos fazer julgamentos precipitados, o que ocorre algumas vezes de forma errônea.
Eu acredito que é importante argumentar quando há a necessidade de expressar minha opinião a respeito de determinado assunto, situação, decisão... O importante é evocar uma discussão expondo o posicionamento dos envolvidos para que assim chegue-se a um consenso.

O filme é ótimo!

Nadie Christina disse...

Oi Fabilso,

A mudança na tua percepção dos alunos, realmente é significativa. Porém, quando sugeri que trouxesse mais elementos, pensei em alguma situação concreta, onde as evidências e/ou argumentos tivessem influenciado alguma situação. Um dos pontos que mais me chamou a atenção na tua postagem, foi a abertura para o diálogo. Fundamental na relação professor-aluno. Um carinhoso abraço, Profa. Nádie