domingo, 20 de abril de 2008

Apresentação Oral

Para mim a apresentação oral foi um grande desafio, porém tenho consciência que todo grande desafio resulta em aprendizagem significativa. Realizar a defesa das reflexões descritas por mim no portfólio de aprendizagens diante de uma banca composta por profissionais desta Universidade tão conceituada, foi uma enorme responsabilidade, mas muito relevante para a minha formação.
No primeiro momento sinti-me desafiado a vencer a timidez, fato que dificultaria a apresentação por me sentir inibido durante a defesa das aprendizagens relatadas para a banca. Durante a presentação das colegas percebi que um aliado foi a calma, cheguei a conclusão que se eu conseguisse contralar o nervosismo seria possível atingir o objetivo almejado. Observei atenciosamente cada apresentação, fiquei admirado com a facilidade de expressão de algumas colegas em público e os questionamentos feitos pela banca e percebi que não uma rivaliade competitiva entre os universitários e sim espírito de equipe.
No momento em que eu estava apresentando busquei confiança no que aprendi com a realização das atividades propostas pelas interdisciplinas, calmamente explanei minha reflexão e assim encontrava forças para continuar. Para orientação confeccionei cartazes que foram fundamentais, senti-me um pouco inferiorizado, visto que algumas colegas usaram tecnologias difitais para a apresentação de forma mais completa.
Infelismente não tive a mesma facilidade de expor meu trabalho, pois são poucos que possuem o dom da oratória. Deixo um agradecimento especial a banca composta pela professora Leda, o tutor Antônio, demais professores e tutores e também ao grupo de colegas presentes que com um simples olhar, expressão ou sorriso apoiavam quem estava apresentando.

Obrigado a Todas(os).

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Reflexão

Foi muito significativo criar uma linha de tempo virtual, com esta ferramenta chamada Xtimeline. Relembrar fatos de minha infância é sempre muito prazeroso e associar a fatos importantes é ainda melhor.
A partir da leitura realizada tive a oportunidade de tomar conhecimento da trajetória da informática educativa no Brasil. Percebi que já nos primeiros movimento realizados por técnicos de diversas áreas como ocorreu no "I Seminário Nacional de Informática na Educação" o computador foi reconhecido como um meio de ampliar as funções do professor auxiliando no processo de ensino aprendizagem. Além da criação de projetos como: PLANINFE, o PRONINFE(Programa nacional de informática educativa), com a finalidade de desenvolver a informática educativa no Brasil, através de projetos e atividades articuladas e convergentes.
A informática inseriu-se na educação refletindo o trabalho, esforço e dedicação de especialistas de diversas áreas como: educação, psicologia, informática, sociologia...visando o computador como auxílio na educação e jamais como um fim a si mesmo. Acredito que estes técnicos e especialistas que defendiam esta causa, possuíam já há muitos anos atrás uma visão ampla em relação ao presente e o futuro, visto que ao professor cabe a tarefa de criar possibilidades para a construção e produção do conhecimento e porque não dispor deste recurso que auxilia no processo de ensino aorendizagem.