segunda-feira, 20 de abril de 2009

Psicologia (Modelos de Aprendizagem)

A aprtir da leitura do texto "Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos" do professor Fernando Becker tomei conhecimento dos seguintes modelos de aprendizagem segundo a epistemologia genética.
Modelo Apriorista - para o professor o sujeito é determinado pelo mundo, pelo objeto, somente será produzido novo conhecimento no aluno se o professor ensinar. O professor deve estimular e motivar o aluno.
Modelo Empirisra - neste modelo o professor é um auxiliador do aluno, um facilitador, porque o aluno já traz um saber que precisa, apenas trazer a consciência, o professor interfere o mínimo possível. O professor deve ser um facilitador e auxiliador.
Modelo Interacionista (Construtivista) - o professor acredita que o aluno aprenderá se ele agir e problematizar sua ação, ou seja, o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o objeto.
Neste modelo o professor deve questinar e desafiar o aluno.
Estes modelos descritos pelo autor me fizeram refletir sobre a prática pedagógica que considero adequada. Acredito que o docente deva possuir características do segundo e terceiro modelo, pois acredito ser essencial o professor agir como um facilitador, interferindo o mínimo possível, mas oferecendo todo o suporte necessário facilitando e auxiliando o discente quando necessário, mas também é fundamental visar a interação do sujeito no processo de ensino aprendizagem, sendo assim questinando e desafiando o aluno. Portanto acredito que o professor deva possuir características desses dois modelos de aprendizagem.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Fabilso,

Antes dessa leitura tu já tinhas a "certeza" de que o professor deve "[...] agir como um facilitador, interferindo o mínimo possível, mas oferecendo todo o suporte necessário facilitando e auxiliando o discente quando necessário, mas também é fundamental visar a interação do sujeito no processo de ensino aprendizagem, sendo assim questinando e desafiando o aluno."? Se tinha isso como certeza, era fundamentada no quê? Podes falar um pouco sobre a construção dessa concepção de docente?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Fabilso.Farias disse...

No primeiro semestre do curso do PEAD, eu acreditava que ao docente cabia a função de transferir conhecimento, após os estudos realizados, realização de diversas atividades e leituras sujeridas, antes da leitura deste texto, assim como Paulo Freire Relata em seu livro:Pedagogia da Autonomia, ao docente cabe a tarefa de ciar meios para a produção e construção do conhecimento e não transferir conhecimento. Segundo a minha concepção cabe ao docente oferecer meios diferenciados, seja através de softwares educativos, tecnologias digitias, atividades envolventes, enfim agir como um auxiliador e um facilitador estimulando e amparando o aluno na construção do seu conhecimneto, portanto o texto seviu para ratificar a minha concepção quanto a postura do professor.