sábado, 5 de junho de 2010

Abordagem Interdisciplinar

Durante o curso de pedagogia aobrdava-se com freqüência a questão interdisciplinar, mas como estudante eu acreditava que havia um certo distanciamento entre uma disciplina e outra. Agora como estagiário modifiquei a minha concepção quanto a esta questão, pois refletindo sobre as atividades realizadas vejo claramente esta aproximação, para exemplificar posso citar uma atividade em que os alunos confeccionaram fantoches (produção artística), utilizando unidades de medida, um diálogo foi trabalho sobre a utilização de : (dois pontos) e - (travessão) indicando a fala dos personagens, uma história sobre os fantoches confeccionados (interpretação de texto) e também a dramatização a partir de um diálogo criado pelos menbros dos grupos.
Conforme aprendi ao longo do curso a interdisciplinaridade tem como objetivo principal a construção de um conhecimento globalizante, que busca o rompimento das fronteiras entre as disciplinas. Mas uma postura interdisciplinar exige a coexistência com princípios imprescindíveis para a educação infantil e séries iniciais, tais como: respeito ao tempo de aprendizagem do aluno, o conhecimento da totalidade, trabalho com significação, o erro como parte do processo, estímulo ao pensamento reflexivo... Dessa forma esse conjunto de princípios de natureza organizatória e metodológica que aliam a uma ação pedagógica interdisciplinar apontam para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social a partir da integração de conteúdos, passagem de uma concepção framentária para uma concepção unitária do conhecimento, foco no processo de ensino e de aprendizagem numa visão de que aprendemos ao longo da vida... Sendo assim a partir de uma visão geral da educação, numa perspectiva crítica e transformadora a interdisicplinaridade será marcada como elemento importante para o processo de aprendizagem.

Um comentário:

Roberta disse...

Fabilso!!

A interdisciplinariedade auxilia o aluno nas relações que eles devem fazr entre um contéudo e outro. Ao trabalharmos diversas áreas do conhecimento juntas ajudamos nossos alunos a estabeler relações importantes para as suas aprendizagens.

Abraços
Roberta