quarta-feira, 30 de junho de 2010

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS:

Como educador acredito que devo estar em constante busca de novas habilidades que possam vir a acrescentar no desenvolvimento das minhas funções. No PEAD encontrei a tão sonhada qualificação profissional, mas inicialmente um dos meus maiores receios era o fato do curso ser a distância, o chamado EAD, com o uso da internet (em que eu não possuía muita finalidade), sem muitas aulas presenciais. Com o passar dos semestres (até o momento sete), posso afirmar que o PEAD é realmente um curso inovador e digno de respeito, pois as aprendizagens aliadas ao estágio curricular foram de grandiosa relevância, capazes de preparar educadores com plenas condições de oferecer um trabalho de qualidade. Essas tecnologias oferecidas pelo PEAD são vistas atualmente por mim como grande aliadas, pois auxiliam a preparar melhor as aulas, ampliar a forma de lecionar, facilitam a comunicação com os alunos e supervisores, muita ferramentas podem ser apresentadas aos alunos (Blogs, Wikis, pesquisas, e-mails, fóruns...).
Portanto a preocupação quanto ao uso das tecnologias passou a ser visto como um recurso importante no processo educacional pois cabe a nós professores conhecer estas inovações tecnológicas que fazem parte do dia-a-dia dos discentes e utilizá-las como mais um recurso de ensino aprendizagem, porque Paulo Freire dizia “temos de ser homens e mulheres de nosso tempo e empregar os recursos disponíveis para promover a grande que a nossa escola está a exigir”, portanto o PEAD está trazendo muitas habilidades e saberes provenientes a tão sonhada qualificação proficional.

sábado, 5 de junho de 2010

Abordagem Interdisciplinar

Durante o curso de pedagogia aobrdava-se com freqüência a questão interdisciplinar, mas como estudante eu acreditava que havia um certo distanciamento entre uma disciplina e outra. Agora como estagiário modifiquei a minha concepção quanto a esta questão, pois refletindo sobre as atividades realizadas vejo claramente esta aproximação, para exemplificar posso citar uma atividade em que os alunos confeccionaram fantoches (produção artística), utilizando unidades de medida, um diálogo foi trabalho sobre a utilização de : (dois pontos) e - (travessão) indicando a fala dos personagens, uma história sobre os fantoches confeccionados (interpretação de texto) e também a dramatização a partir de um diálogo criado pelos menbros dos grupos.
Conforme aprendi ao longo do curso a interdisciplinaridade tem como objetivo principal a construção de um conhecimento globalizante, que busca o rompimento das fronteiras entre as disciplinas. Mas uma postura interdisciplinar exige a coexistência com princípios imprescindíveis para a educação infantil e séries iniciais, tais como: respeito ao tempo de aprendizagem do aluno, o conhecimento da totalidade, trabalho com significação, o erro como parte do processo, estímulo ao pensamento reflexivo... Dessa forma esse conjunto de princípios de natureza organizatória e metodológica que aliam a uma ação pedagógica interdisciplinar apontam para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social a partir da integração de conteúdos, passagem de uma concepção framentária para uma concepção unitária do conhecimento, foco no processo de ensino e de aprendizagem numa visão de que aprendemos ao longo da vida... Sendo assim a partir de uma visão geral da educação, numa perspectiva crítica e transformadora a interdisicplinaridade será marcada como elemento importante para o processo de aprendizagem.