terça-feira, 23 de setembro de 2008

Quarto Semestre

Estou no quarto semestre do curso de peadagogia promovido por esta conceituada Universidade, acredito que assim como eu muitas colegas sentem-se privilegiadas por fazer parte do PEAD.
Muitos desafios e dificuldades enfrentei no início, as quais em sua maioria foram superados, refiro-me as tecnologias: e-mail, msn, pbwiki, rooda... Que no início do curso trouxeram muita procupação e até questionamentos como: Será possível dominar estas tecnologias que eu desconheço? Vou conseguir acompanhar o curso?
Acredito ser normal esta insegurança quando nos deparamos com novos desafios. Agora no quarto semestre posso afirmar que é possível concluir o curso e já me vejo não apenas como um universitário e sim um futuro pedagogo.
Muito se fala nos cursos de educação superior, até mesmo críticas (se o curso é a distância ou presencial), como universitário de um curso à distância percebo que daremos conta de discutir e de participar de uma escola com valores humanísticos, de sujeitos críticos, ativos, questionadores... Porque recebemos o o suporte necessários para a nossa formação.
Quanto as tecnolgias digitais que inicialmente eram vistas como uma preocupação, hoje são considerados mais um recurso eficiente à prática pedagógica, para exemplificar posso citar: os softwares educativos, vídeos, sites de pesquisa.
Como o escritor paulo Freire menciona no livro pedagogia da autonomia "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção e construção", sendo assim creio que o docente deve ser inovador, buscar meios de aprendizagem diferenciados, mais atraentes, não agindo como um mero repetidor, procrastinando a inovação, detendo-se apenas em passar conteúdos, entre outros aspectos são percepção marcantes para minha formação e que me fazem refletir sobre a importância de ser um professor inovador, entusiasmado, que cria meios de aprendizagem diferenciados, que acredita nas possibilidades do aluno.
Portanto a cada semestre tenho consciência que a minha bagagem de aprendizagem é acrescentada com novos saberes que são fundamentais para minha formação.

2 comentários:

Roberta disse...

Fabilso!!
Que bom que já consegues dominar as tecnologias e usa-las a teu favor na busca do conhecimento.
O nosso curso de Educação a Distância tem esse diferencial mesmo, trazer para a nossa aprendizagem softwares e recursos que podem ajudar na construção do conhecimento.
Espero encontrar aqui no teu blog muitas aprendizagens desse semestre.

Abraços
Roberta

Vera disse...

Olá Fabilso! Vamos acrescentar as contribuições da ECS. Abraço, Vera