segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Plano Individual de Estudos


Plano Individual de Estudos:

O plano individual de estudos foi uma oportunidade de traçar metas e objetivos para o primeiro e segundo semestre de 2008, a partir da elaboração do mesmo foi possível seguir uma linha de projeção, visando assim à realização dos objetivos destacados.
Após realizar uma análise das aprendizagens obtidas neste semestre, percebi que foi possível concretizar alguns objetivos descritos no meu plano individual de estudos elaborado no primeiro semestre de 2008. No que se refere às tecnologias digitais, sem sombra de dúvida foi possível ampliar os meus conhecimentos, de forma que eu possa compartilhar com os alunos, proporcionando atividades diferenciadas, pois segundo a minha concepção são métodos inovadores para prática docente, para exemplificar posso mencionar a utilização dos softwares educativos, vídeos, sites de pesquisa que oferecem contribuições riquíssimas sobre qualquer tema a ser trabalhado, enfim acredito que houve um acréscimo das metodologias que auxiliam no trabalho em sala de aula e que só virão a acrescentar no currículo da escola.
Também através dos estudos realizados foi possível refletir sobre a minha prática pedagógica e a que professor eu devo ser. Segundo a autora Tânia Beatriz I. Marques no texto: Aprendizagem da vida adulta, "A criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas, a escola que continuar a insistir no repasse de conteúdos prontos estará na contramão da dinâmica própria do pensamento". Sendo assim particularmente percebo a importância de buscar a interação do aluno, criando possibilidades para que os alunos atuem sobre os conteúdos, valorizando a ação deles, procurando dar liberdade para expor suas idéias, curiosidades, atendendo as suas necessidades, o docente deve agir como um parceiro do aluno no processo de aprendizagem, portanto segundo o autor Paulo Freire a reflexão crítica sobre a prática, tem por finalidade a melhoria das próximas práticas, refletindo constantemente sobre os objetivos propostos, sobre o conteúdo apresentado, sobre os métodos utilizados, sobre o sentido social e político de sua própria atividade docente.

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