sábado, 8 de maio de 2010

Estratégias Pedagógicas

Esta semana passei a refletir sobre a prática pedagógica adotada para desenvolver as aulas com os discentes. Sempre que proporciono uma aula de Educação Física para os discentes, encontro uma certa resistência quanto a participação prazerosa em exercícios físicos de alongamento, relaxamento, aquecimento, enfim há uma concepção por parte deles que aula de Educação Física é um momento dedicado somente a futsal e caçador. Como estratégia passei a adotar algumas atividades lúdicas (brincadeira com balões, brincadeira do rabo utilizando tiras de TNT, e outras) visando mudar esta concepção, visto as atividades lúdicas são fundamentais para a criança, pois segundo a Psicopedagoga "Tânia Fortuna" uma experiência marcada pela ludicidade é uma experiência que adquire importância e significado. A ludicidade, a brincadeira segundo a psicopedagoga ,que consegue estabelecer uma clima de desafio, de supresa, prazeroso para o sujeito que aprende e para o que ensino é uma aula que contribui muito para a prendizagem efetiva deste aluno.
Portanto a as atividades lúdicas estão trazendo uma retorno positivo, porque nas últimas aulas oa alunos perguntaram qual seria a próxima brincadeira, sendo assim como já ocorreu com as atividades lúdicas, pretendo inserir outros exercícios que não sejam somente futsal e caçador.

Um comentário:

Roberta disse...

Fabilso!!

A ludicidade deve mesmo fazer parte das nossas aulas. E muitas vezes temos que mostrar aos nossos alunos que há outras formas de aprender.

Abraços
Roberta