sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estratégia para despertar o interesse pela leitura

Em um momento dedicado a leitura infantil, devido a iniciativa proposta pela escola, percebi que alguns alunos apresentaram certa insatisfação. No entanto me reportei a aprendizagem em relação à literatura infantil, baseado nas idéias de alguns autores, depois que a criança desenvolver a competência da escuta das histórias, ele terá mais habilidade de lê-las. Pelo contrário outras crianças apresentaram satisfação ao ler, pois os sorrisos e expressões faciais evidenciavam prazer pela leitura. Portanto percebi que em alguns alunos, está faltando certo encantamento pelas histórias, de forma que possam transitar entre a fantasia e a realidade, sendo assim pretendo valorizar a contação de histórias, seja através de CD de áudio, de professor para aluno, aluno a aluno e/ou professor, seja na forma de causos folclóricos (história de assombração), pois segundo Fonny Abranovich “Ouvir histórias é viver um momento de divertimento, de prazer". Portanto a estratégia de desenvolver a capacidade de escutar histórias será fundamental para desenvolver o interesse pela leitura.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Importência da Leitura

Como educador acredito que posso influenciar positivamente no futuro dos educandos, portanto durante o meu estágio tenho incentivado o hábito da leitura nos alunos, seja de um texto, relato, livros, individualmente, coletivamente, leitura silenciosa ou em voz alta... Mas particularmente valorizo muito a literatura infantil, pois baseado na leitura de alguns textos de diversos autores, dentre eles da escritora "fanny Abramovich", a leitura é muito importante, porque é possível entender o mundo através dos olhos dos autores e da vivênvia das personagens. Ainda segundo a escritora as histórias são muito importantes para a formação de qualquer criança e para o início da aprendizagem de ser um leitor, iniciando um caminho infinito de descoberta e compreensão do mundo.
Portanto ler configura-se como uma necessidade, devendo ser despertado o gosta da leitura, de forma que contribua para o desenvolvimento integral da criança facilitando assim a sua aprendizagem

sábado, 8 de maio de 2010

Estratégias Pedagógicas

Esta semana passei a refletir sobre a prática pedagógica adotada para desenvolver as aulas com os discentes. Sempre que proporciono uma aula de Educação Física para os discentes, encontro uma certa resistência quanto a participação prazerosa em exercícios físicos de alongamento, relaxamento, aquecimento, enfim há uma concepção por parte deles que aula de Educação Física é um momento dedicado somente a futsal e caçador. Como estratégia passei a adotar algumas atividades lúdicas (brincadeira com balões, brincadeira do rabo utilizando tiras de TNT, e outras) visando mudar esta concepção, visto as atividades lúdicas são fundamentais para a criança, pois segundo a Psicopedagoga "Tânia Fortuna" uma experiência marcada pela ludicidade é uma experiência que adquire importância e significado. A ludicidade, a brincadeira segundo a psicopedagoga ,que consegue estabelecer uma clima de desafio, de supresa, prazeroso para o sujeito que aprende e para o que ensino é uma aula que contribui muito para a prendizagem efetiva deste aluno.
Portanto a as atividades lúdicas estão trazendo uma retorno positivo, porque nas últimas aulas oa alunos perguntaram qual seria a próxima brincadeira, sendo assim como já ocorreu com as atividades lúdicas, pretendo inserir outros exercícios que não sejam somente futsal e caçador.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

2ª Semana de estágio

A cada semana de estágio percebo o quanto é gratificante e prazeroso trabalhar em sala de aula. Diariamente um novo desafio é lançado, pois por mais que eu planeje e estude sobre o assunto algumas dúvidas surgem, mas quando não tenho resposta me pronho a pesquisar para sanar as dúvidas dos discentes, portanto para obter as respostas dos alunos novos conhecimentos são obtidos. Durante o meu estágio tenho procurado proporcianar aulas diversificas, valorizando sempre que possível a interdisciplinaridade, abordando um tema que possilite desenvolver outras áreas. Pretendo também utilizar algumas das tecnologias aprendidas durante curso, tais como: softwares educativos, blogger (em mural), tecnologias como meios de comunicação... enfim um pouco do que aprendi nesta modalidade EAD. Mas infelizemte esbarro no desprovimento de material, pois na escola onde estou estigiando não possui LABIN equipado (somente a rede lógica e o mobiliário).
A cada semana percebi que os alunos evoluem quanto a aprendizagem, esta semana não foi diferente, pois a dificuldade quanto a interpretação de textos, dúvidas quantos a ortografia, resolução de cáuculos, dentre outros, quando trabalhados com maior freqüência e com aulas diversificadas os alunos apresentam um crescimento acentuado.