quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aspectos a serem observados sobre a Alfabetização de Adultos

Após a leitura do texto: “Alfabetização de Adultos: ainda um desafio” de autoria da escritora Regina Hara, passei a refletir o quanto é necessário termos um olhar diferenciado a esta modalidade: a EJA e também passei a analisar o quanto o sistema educacional é fragmentado.
Estes estudantes merecem atenção, pois grande parte dos discentes da EJA são premiados por situações precárias, imersos no mundo do trabalho, dispõem de pouco tempo para sua formação, dentre muitos outros fatores que contribuem que favorecem os fracassos escolares. Outro fator desfavorável é o desprovimento de material técnico necessário nos estabelecimentos de ensino que não oferecem condições mínimas de trabalho para que possam subsidiar a prática docente.
O texto traz aspectos relevantes sobre a alfabetização que segundo a minha concepção se adéquam a realidade destes estudantes, pois a alfabetização para eles em muitos casos vem ao encontro da necessidade destas pessoas, pois a segurança adquirida a partir da leitura e da escrita vai se ampliando para outras áreas, sendo assim pode ser iniciado o processo de autonomia que lhes permitirá independência, incorporando a investigação dos porquês; buscando informações, não só para fatos da escrita, mas para muitos assuntos. A alfabetização de adultos segundo Regina Hara não ocorre em pouco tempo, porque a reposição da escolaridade é mais lenta nestes casos.
Portanto respeitar a construção do conhecimento que cada um pode realizar é fundamental, pois este processo demanda tempo para fixação e tempos diferenciados para diferentes pessoas.
Mas sem uma formação específica, um currículo adequado, falta de materiais, falta de respeito ao tempo necessário para a aprendizagem deste alunos, dentre muitos outras deficiências presentes a alfabetização de adultos continuará sendo um

2 comentários:

By Benites disse...

Fabilso!

Você viu meu comentário na postagem anterior.
Vamos conversar ...
Benites

By Benites disse...

FAbilso!

Gostei de teu exemplo.
é importante aprofundarmos a nossa conversa.
As interdisciplinas nos dão elementos para uma discussão bem importante.
Continuamos conversando.
Ok.
Benites