sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Organização dos Conhecimentos Escolares - Didática

Após a leitura do texto: " Os Projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares" do autor Fernando Montserrat passei a refletir sobre a pedagogia de projetos na educação. Este instrumento possibilita um recurso de ensino aprendizagem muito significativo, pois através dele é possível elaborar estratégias de organização dos conhecimentos. O trabalho por projetos segundo texto deve seguir um roteiro que inicia com a escolha do tema que pode ser considerado o ponto de partida, em cada nível e etapa da escolaridade essa escolha adota características diferentes. A atividade docente é fundamental após a escolha do projeto, pois este deverá acompanhar o mesmo auxiliando: a encontrar o fio condutor, realizar a primeira previsão de conteúdos, criar um clima de interesse e envolvimento do grupo...
A participação dos discentes é fundamental para arealização de cada atividade como por exemplo: Entrevistas, visitas, busca de informações escritas, visitas a museus, exposições, instituiçoes...A realização do dossiê de síntese também deve ser elaborado, dentro outros.
Sendo assim acredito que a pedagogia de projetos na educação não deva ser adotada única e exclusivamente, mas pode ser aplicada como mais um recurso de ensino aprendizagem, pois os projetos consistem na busca de aprendizagens de uma forma organizada, seguindo uma estrutura, mas vai partir do intesse dos alunos, de alguma carência e/ou problema existente, enfim a estrutura deve ser respeitada para a realização do projetos, mas o conteúdo vai trazar as particularidades de cada pesquisador.

2 comentários:

By Benites disse...

FAbilso!

Ao longo do curso vocês vão descobrindo várias formas de apresentar conteúdos, idéias aos alunos.
O importante é você se apropriar destes conhecimentos e no seu planejamento propor novas formas de fazer com que os seus alunos possam se interessar cada vez mais nas aulas.
O que você acha desta idéia?
Você já experimentou algo neste sentido com seus alunos?

Aguardo seu comentário.

Benites

Fabilso.Farias disse...

Caro Benites!
com os alunos ainda não tive a oportunidade de trabalhar Projetos, mas a experiência que tenho foi aquirida através do PA e acredito que ele possui muitas semelhanças a pedagogia relatada pelo texto, tais como: a escolha do tema, a intervenção pedagógica, as entrevistas realizadas,a valorização do desenvolvimento do trabalho e não só do produto...
O PA trouxe aprendizagens e descobertas muito significativas sobre o tema que escolhemos, portanto se for oferecido a mesma oportunidade aos estudantes acredito que este poderá também ampliar seus conhecimentos através de Projetos.