sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Debate das Teses do PA - Seminário Integrador

O debate das teses dos projetos de aprendizagens possibilitou a interação entre nós estudantes do PEAD, desta troca de informações e concepções muitos dados pertinentes foram abordados, raticando alguns conhecimentos que eu já possuia e aprimprando outras idéias.
Assim como debatemos a questão inicial é o ponto de partida de uma pesquisa, pois ela é o fio condutor que norteará o projeto. Para dar início a pesquisa devemos ter algumas precauções para a escolha da pergunta, porque ela não pode ser fácil resposta e não pode ser muito ampla, pois deve se encaixar dentro do objetivo proposto aliada aos objetivos pedagógicos. Segundo a minha concepção para o bom desenvolvimento do projeto, a pesquisa deve partir do intesse do pesquisador, pois desta forma o trabalho pode-se tornar mais envolvente e prazeroso pesquisar sobre um assunto que desperte a curiosidade do pesquisador. Se o tema/assunto partir das realidade do aluno, o nível de envolvimento pode ser ainda maior, pois como o texto : Os Projetos de Trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares, Fernando Montserrat (didática) relata o tema pode pertencer a uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pelo professor ou até mesmo emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto.
Outro aspecto destacado no debate das teses foi os mapas conceituais, estes que segundo o meu entendimento e concepção são uma síntese dos caminhos percorridos para o desenvolvimento do trabalho, onde cada mapa apresenta-se de forma mais completa, com novos dados, enfim através dele é possível fazer uma leitura do projeto.
O desenvovimento do projeto também permite a ratificação de algumas certezas que temos sobre o assunto abordado, mas também pode ocorrer de uma certeza passar a ser uma dúvida se as informações obtidas vierem em sentido contrário ao que já sabíamos, assim como uma dúvida possar a ser uma certeza.
Sendo assim o projeto de aprendizagem tem a particularidade de proporcionar aprendizagens significaticas, pois todo o desenvolvimento, a construção do projeto deve ser valorizado, porque todos os caminhos percorridos trazem novos conhecimentos e não somente a conclusão.

Nenhum comentário: